Bom dia para quem é do dia, Boa noite para quem é da noite
Neste Blog, vou escrever todas impressões e experiências que vivi em Varjão-DF
Foram dias intensos de muita luta e muito sucesso, pessoas como Aladim, Andreya, Sara, Martineli, Fabio, Dona Dedé, Dona Lindaura todos moradores de Varjão e da turma do Instituto Elos em especial Tony Marlos que dividimos o quarto mais o Celso agora rebatizado de "Fahrenheit " pelos malucos do "Salve a Rua" de Goiânia.
Hoje vou postar aqui a minha primeira experiência no mão na massa.
Turismo Comunitário em Varjão - DF
Período da Manhã
As atividades do Mão na Massa começaram com a apresentação da Banda “Tocando Sonhos” composta por jovens com instrumentos de metais e percussão. Há aproximadamente 03 anos os adolescentes ensaiam três vezes por semana no Centro Cultural Varjão e hoje especialmente apresentam para o Projeto Elos no Canteiro + Cultura com um repertorio bastante eclético passando de Asa Branca de Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Jorge Bem Jor dentre outros a “Comecei como estes jovens ainda criança na musica e hoje vivo da musica e quero que um dia em Varjão aquele que não tocar um instrumento musical, estará cantando“ completa o maestro Valdecio.
Tivemos ainda o importante testemunho da Dona Lindaura pioneira do Varjão. Moradora na cidade ha pelo menos 39 anos e contou historias e relembrou os primeiros e difíceis anos do Varjão.
Varias pessoas da comunidade se deslocaram ate a sede da Associação Girassol para uma roda de conversa com as costureiras e artesãs para conhecer o artesanato local, onde foram apresentados ótimos taba lhos, mostrando o talento dos moradores do Varjão. Dos Reis apresentou o primeiro produto do trabalho elos no canteiro + cultura uma bolsa feita de embalagens tetra Pack. “O espaço Girassol foi uma luta de 7 anos da comunidade que trabalha com artesanato e a ultima administração colocou em pratica a construção deste espaço para a confecção do artesanato do varjão onde trabalham diretamente 6 empregos e indiretamente outros vários empregos indiretos“ conclui Dos Reis.
Ainda pela manhã realizamos a caminhada pela trilha que leva a cachoeira do Urubu juntamente com membros do Movimento “Salve o Urubu” e moradores do Varjão que encararam a caminhada. Membros do Movimento Salve Urubu, explanaram em rápidas palavras a importância do Rio Urubu não só para aquela comunidade como para Brasília, haja vista ser este rio um dos que abastecem o Lago Paranoá, o grupo de Turistas do Turismo Comunitário assistiram a coleta e controle da água através de processos químicos realizados no próprio local, inclusive com os resultados indicando bons resultados da qualidade da água.
Almoço
O Almoço sempre é um capitulo a parte, a equipe vinda da cachoeira juntamente com populares forma almoçar no restaurante Novo Sabor o restaurante foi escolhido por estar em uma rua composta por serralherias, marcenarias, ferro velho de forma que quem chega ao sopé da rua não tem visão do restaurante e nem se quer pode imaginar que lá no alto do morro tem um estabelecimento limpo organizado e com uma comida saborosa, alem disso as paredes são forradas de quadros e ilustrações, coleção de cédulas antigas antiga, rádios, Discos de vinil e varias outras curiosidades.
Período da Tarde
O Turismo Comunitário no período da tarde iniciou por uma visita ao setor “portelinha” onde a Senhora Dedé fez uma rápida oficina de fabricação de sabão, logo após o grupo se dirigiu para a ponte que estava caindo e foi reerguidas pela Comunidade na Ação “Mão na Massa” em seguida o grupo fechou a excursão na Creche Comunitária com oficinas relâmpago de Hip-Hop, Capoeira alem d e apresentações de Hip-Hop, capoeira, carimbo encerrando o nosso Turismo Comunitário as 18h35m.
Período da Noite
As 21h30m realizamos a ultima reunião do primeiro dia do “Mão na Massa” onde foi feito uma avaliação dos avanços e dificuldades do dia: a conclusão é que valeu muito a pena para todos o pool de esforços para tornar o varjão melhor a cada dia.
Wilson Alves é Gerente de Difusão Cultural da Fundação Cultural de Palmas-TO - Presidente da Comunidade Junina de Palmas e participou no curso elos no Canteiro de Obras + Cultura pelo Instituto Elos em Varjão-DF
Um comentário:
Wilson, ficou demais o seu post! Adorei relembrar momentos tão gostosos e engraçados (principalmente sobre o Celso)!!!
Investe nessa carreira de blogueiro que dá futuro, hein! Rs...
Bj da Tati
Postar um comentário