NOSSA HISTÓRIA!


Como nasceu o Varjão?

Embora haja divergencias quanto a quantidade de anos relativos a ocupação, dados oficiais da Administração revelam que esse tempo é de 36 anos. Há poucos anos as caracteristicas do Varjão vem mudando muito. As casas feitas de madeira, que antes eram fruto de invasão, são minoria na cidade, pois a regularização da região fez com que a cara da comunidade fosse mudando.

Hoje o Varjão conta com centro de saúde, escola de 1° grau, quatro creches, posto policial (atualmente desativado) e 02 quadras de esportes. A área é ainda atendida por três linhas de transporte coletivo (rodovia DF 005).

A população do Varjão, como todo DF, é constituída predominantemente por imigrantes nordestinos que mesclam alguns hábitos e costumes do Centro-Oeste àqueles de outras regiões. De qualquer forma, a predominância da influência cultural nordestina é evidente não só na alimentação e na linguagem, mas também nos hábitos e manifestações culturais e religiosas.

Dentre as manifestações culturais mais tradicionais encontradas, destacam-se a Festa do Imigrante e a Festa Junina. Realizadas em vários locais da comunidade durante todo o mês de junho, estas festas apresentam danças típicas e venda de comidas: bolo de mandioca, tapioca, canjica, churrasquinho, quentão, feijoada, galinhada, entre outras.

Onde o Varjão está?
O Varjão localiza-se próximo ao Setor de Mansões do Lago, numa área correspondente a aproximadamente 90,68 ha. Limita-se ao Norte e ao Leste pelo Setor Habitacional Taquari, ao Sul pela EPPR - Estrada Parque Paranoá e Ribeirão do Torto, a Oeste por Área Pública.

Como é a Estrutura Econômica do Varjão?
Embora os dados não sejam precisos, sabe-se que o mercado informal tem sido a altenativa de renda para uma parcela considerável da comunidade do Varjão. Pode-se considerar para a população local uma renda média de 3 salários-mínimos.

Considerando-se o mercado de trabalho próximo, proporcionado pelas comunidades do Lago Norte, Setor de Mansões e Asa Norte, com oportunidade de emprego condizente com o nível de qualificação profissional da população em questão, domésticas, pedreiros, etc, essa proximidade representa uma significativa economia com transporte, que aliado ao aluguel barato, torna o Varjão um local altamente atrativo e acessível ao nível de renda e ao padrão sócio-cultural da população ali assentada.

A grande maioria dos ocupados, ou seja, 68,5%, têm como local de trabalho o Lago Norte. Este número por si só já denota a importância do Lago Norte como mercado consumidor, sobretudo de serviços. Observa-se a existência de grupos de artesãos como p.e. a Art Varjão (fuxico), as bonecas da vovó, etc.

A População Economicamente Ativa é composta por 57,7% de homens e 42,3% de mulheres, o que denota uma expressiva participação feminina.